“Eco que não foi manchete nos jornais do Brasil no ano de 1992”

O escultor alemão Thomas Schönauer e o especialista em comunicação Dr. Rainer Zimmermann vieram representar a Alemanha na Eco 92 com um conceito cultural denominado os 4 elementes, eles e sua equipe expuseram no Palácio do Catete. Entre um intervalo e outro, Thomas Schönauer conhecedor dos problemas brasileiro visitou algumas favelas do Rio de Janeiro em especial a favela da Tavares Bastos que fica no bairro do Catete.

Após o término da conferência da Eco 92, Schönauer e Zimmermann retornam a Alemanha e junto com mais cinco amigos fundam na cidade de Düsseldorf a Associação Favela Educatíon.

Favela Educatíon uma ONG (Organização Não Governamental) que designa recursos financeiros para ajudar crianças da favela da cidade do Rio de Janeiro - Brasil - a terem uma oportunidade no mercado de trabalho, tirando da marginalidade e da exclusão do mundo Globalizado. Apoiando as crianças nos estudos, comprando tudo que for necessário de material escolar, do uniforme (Sapatos, roupas e etc) ao material didático (Livros, cadernos, canetas, lápis, borrachas e etc) além de uma cesta básica alimentação para a família.

A associação Favela Educatíon foi fundada em outubro de 1994 por:

- Schönauer, Terezinha
- Schönauer, Thomas (www.thomas-schoenauer.de)
- Schurse, Harry
- Stroh, Dr. Gerhard
- Thomas, Werner
- Zimmermann, Kristin
- Zimmermann, Dr. Rainer

Reza no estatuto da associação que uns dos objetivos ao qual foi criada é a de incentivar a compreensão entre os povos e a ajuda para o desenvolvimento.

Incentivar às crianças ou jovens das favelas da Cidade do Rio de Janeiro, no sentido de criar as condições necessárias à continuidade na educação escolar e na integração familiar.

Um constante acompanhamento de todas as medidas que proporcionam uma educação básica abrangente, tais como matrícula na escola, pagamento das taxas escolares, supervisão das crianças nas execuções das lições de casa, acompanhamento a museus, cinema, teatro, promoções culturais etc.

Para isso nomeou o Senhor Boaventura Francisco Ferreira como diretor-representante no Brasil da Associação Favela Educatíon Rio de Janeiro. Infelizmente o Senhor Boaventura Francisco Ferreira veio a falecer e em seu lugar foi nomeado Sr. Eduardo Boaventura.

O Projeto inicial da associação Favela Educatíon começou a ser executado em 1995 tendo como ponto de encontro o Palácio do Catete, (bairro do catete na cidade do Rio de Janeiro) com as mães e suas respectivas crianças.